Implementando API com ASP.NET Core 2.1 — Parte 2
Continuando o post anterior, vamos dar sequência à nossa implementação.
Vamos agora adicionar dois métodos a mais em nossa API, um método é para realizar a criação de um novo registro e o segundo é para a atualização do registro existente.
O método Post vai receber um objeto como parâmetro, ou seja, as informações recebidas por esse objeto, será nosso novo registro que deverá ser salvo em nosso banco de dados.
O método Put recebe o id e um objeto como parâmetro. O id representa o registro que deve ser atualizado e o objeto são as informações que devem ser atualizadas daquele registro.
Nesse exemplo, a implementação foi simples, portanto, todo objeto recebido em nosso método é retornado, e com isso, poderemos ver as informações recebidas.
Vamos agora utilizar o postman para realizar as requisições para nossa API
Caso você não o possua em sua máquina, o download pode ser feito aqui
Com o postman em execução, vamos agora realizar nossa primeira requisição ao método Post, conforme ilustra a imagem abaixo:
Pressionamos o botão Send para enviar a requisição e temos o seguinte retorno das informações recebidas pelo nosso método:
Agora vamos realizar uma requisição para atualização das informações, seguindo a imagem abaixo:
Ao pressionar o botão Send, podemos novamente ver que o retorno de nossa API é o mesmo que o exibido acima, pois estamos retornando sempre o objeto recebido pelo parâmetro da API.
Com isso finalizamos nossa API com métodos de leitura e escrita de informações, porém, como esse foi um projeto bem simples que visa demonstrar somente o funcionamento de uma API, vou ressaltar um ponto importante.
Perceba que em nosso método Post, recebemos um objeto que contem uma propriedade com o nome de Id, o que é errado, pois não devemos especificar o Id do nosso registro, sua criação é de responsabilidade da nossa aplicação ou do banco de dados.
O projeto de exemplo, pode ser encontrado em meu GitHub: https://github.com/reniciuspagotto/ApiEstado
Até mais!