Azure Static Web Apps com Angular e Visual Studio Code

Renicius Pagotto Fostaini
5 min readFeb 22, 2023

--

Olá pessoal, no post de hoje vamos falar sobre como implantar uma aplicação Angular no Azure Static Web Apps usando o Visual Studio Code.

Para entender melhor o que é Azure Static Web Apps, visite Azure Static Web Apps —Um panorama geral

Pré-requisitos

Após a instalação de todos os pré-requisitos em sua máquina, vamos criar um projeto Angular e para isso, crie uma nova pasta em qualquer diretório que desejar em sua máquina. Você pode criá-lo usando a interface do sistema operacional ou, se preferir, execute o comando abaixo em sua ferramenta de linha de comando para criar uma nova pasta.

mkdir <directory-name>

Agora, usando a linha de comando, vá até a pasta que você acabou de criar e execute o comando abaixo para criar um projeto Angular.

ng new <angular-project-name>

Após criar o projeto, vamos abri-lo no Visual Studio Code. Você pode abrir o projeto usando a interface ou digitando o comando abaixo em sua ferramenta de linha de comando.

code .

Nota: Sempre acesse a raiz do projeto antes de abrir no Visual Studio Code ou você pode abrir o VS Code primeiro e depois abrir a raiz do projeto. Evite sempre abrir na pasta anterior a pasta do projeto que você criou, pois isso pode acarretar em erros no build e consequentemente no pipeline.

A próxima etapa é a implantação, então pressione F1 e procure Azure Static Web App: Create Static Web Apps.

Na próxima etapa, precisamos selecionar a assinatura do Azure, caso não esteja logado em sua conta do Azure com o Visual Studio Code, será exibida uma opção para fazer a conexão.

Na próxima opção, precisamos definir o nome a ser dado ao serviço no Azure.

Na próxima etapa, é a vez de definir um nome para o repositório GitHub

O próximo passo é definir a região onde o recurso será criado no Azure.

Agora é o momento de definir o tipo de projeto a ser implantando, observe que o Azure Static Web Apps oferece suporte a vários frameworks e, como nosso projeto é um projeto Angular, devemos selecionar a opção Angular.

Aqui precisamos definir o caminho para a raiz do projeto Angular que é o /. Ao fazer isso, o executor (runner) responsável pelo processamento da pipeline de implantação do código, poderá executar o comando ng build para gerar as saídas no diretório dist.

Na última etapa, precisamos definir o caminho de saída do build da aplicação e em projetos Angular, precisamos informar a pasta dist e o nome do projeto.

Por fim, pressione Enter para começar a criação do recurso no Azure e criação do repositório no GitHub.

Depois que a execução é concluída, temos uma instância do Azure Static Web Apps provisionada no Azure e pronta para ser utilizado e o repositório no GitHub com o nosso código. Ao final, a pipeline de implantação do código será executada automaticamente pelo GitHub Actions.

Nota: Se você está recebendo esse tipo de erro, conforme mostrado abaixo

Basta remover a seguinte linha, no arquivo browserslistrc na raiz do projeto

Feito isso, você pode executar o processo de implantação do aplicativo novamente.

Agora, vamos abrir o Portal do Azure para obter o link de acesso ao nosso aplicativo no recurso Azure Static Web App.

Com o link devidamente copiado, cole em seu navegador para ver o resultado ou simplesmente você pode clicar no link para ser redirecionado automaticamente.

Conclusão

O Azure Static Web Apps é um recurso poderoso que facilita e agiliza a criação e a entrega de um projeto front-end moderno.

E ai, gostou desse post? Quer conversar um pouco mais sobre? Deixe um comentário com suas dúvidas ou entre em contato através do LinkedIn.

Referências

Azure Static Web Apps documentation | Microsoft Learn

--

--